A Epson parece ter percebido os problemas dos óculos multimídia usados para realidade virtual. O principal deles é a dificuldade de enxergar o que está à frente. Esse foi um dos motivos para a empresa criar o Moverio BT-100.
Apesar de não parecer, a Epson diz que os óculos multimídia usam um tipo de lente transparente diferente. Assim, o usuário consegue ver melhor o ambiente por trás da projeção na telinha que faz as vezes de lente. A tela tem 0,52 polegada com resolução qHD de 960 × 540 pixels.
O Moverio BT-100 tem uma unidade de controle com 1 GB de armazenamento interno, um cartão de memória SDHC de 4GB e um slot para microSD de 32GB. Além disso, o produto foi projetado para encaixar lentes de grau, para as pessoas já precisam de outros óculos para enxergar.
A unidade de controle roda o Android 2.2 com Flash e conexão Wi-Fi. Ou seja, além de ver a realidade virtual, é possível ler e-mails, navegar em redes sociais e assistir aos vídeos do YouTube. Difícil saber se alguém vai realmente querer fazer isso com os óculos. O equipamento suporta vídeos em MPEG, AVC e H.264. A previsão é de que a bateria deve até 6 horas.
Segundo a Epson, o lançamento da primeira geração dos óculos multimídia antecipa a demanda por dispositivos portáteis com formatos semelhantes a roupas e acessórios. Resta esperar para que os próximos sejam mais bonitos, claro.
O Moverio BT-100 estará disponível no mercado japonês ainda este mês e custará o equivalente a 643 dólares. Por enquanto não há previsão de chegada às lojas brasileiras.